Monday, March 30, 2009

na passada sexta-feira tive mais uma consulta de manutenção do aparelho... era esta a consulta onde finalmente ia colocar o que quer que fosse que me iria começar a rodar os dentes e a colocá-los no sítio, só que não foi bem assim.
parece que o elástico que pus nos dois dentes da frente no maxilar inferior o mês passado não andaram aqui a fazer nada porque na realidade o bracket estava mal posicionado e portanto o mês passado só me fez atrasar um mês o processo porque este mês tivemos que o reposicionar. fiquei mesmo aborrecida se o médico já tinha visto isto o mês passado porque é que não o fez logo? a desmotivação, como podem imaginar, foi mais que muita, isto já não é um processo rápido e quando ouço o médico dizer que agora estamos "a andar para trás" fiquei mais do que aborrecida, desiludida, era como se naquele momento apesar de ele estar finalmente a reposicionar o bracket aquilo não passasse de vazio, de uma consulta que paguei (devia haver uma lei qualquer que nos protegesse nestes casos, a culpa foi dele e tive que pagar um mês que só serviu para atrasar o processo). naquele momento deixei de sentir confiança no médico e nos seus procedimentos, é que já há mais de 3 meses que ele vem a dizer que vamos colocar a barra para começar a puxar/rodar os dentes! enfim, desilusão, não há outra palavra. apesar de sentir isto e como conheço casos de sucesso por este médico e porque também sei que cada caso é um caso vou só encarar isto como mais um pequeno obstáculo, o segundo depois de arrancar um dente que o médico não tinha previsto arrancar (apesar de também aqui eu não perceber bem como é que ele não fez logo isto porque o dente já tinha morrido e ninguém lhe tinha era dito nada) mas pronto. vou voltar a colocar a minha confiança nele e no próximo mês se não acontecer o pretendido parto-lhe a boca toda (mentalmente).
entretanto quando vinha a sair disse-me que tinha que pensar em uma de duas coisas ou colocar a barra como a maioria das pessoas punha até aqui ou colocar um micro implante no osso para servir de suporte para o tal processo de puxar os dentes para trás. a vantagem da barra é que não pago mais por isso, já está contemplada no preço do aparelho e a desvantagem é que é super desconfortável porque temos uma barra no céu da boca que não nos deixa a língua tocar no céu da boca, para terem uma ideia tentem colocar algo semelhante a uma barra no céu da boca (ainda que suportado pela mão de alguma forma) e tentem falar, a outra potencial desvantagem da barra é que ao puxar os dentes da frente para trás é possível que os dentes onde a barra estão suportados vão para a frente (pode ser só no meu caso porque tenho num dos lados espaço vazio). a vantagem do micro implante é portanto não ter nada no céu da boca a atrofiar a fala e tudo o resto que se possa imaginar e que envolva a boca ;-) e os dentes de trás não vão para a frente porque o suporte passa a ser o osso. a desvantagem é que é um procedimento novo e que não tem acordo nenhum e custa 150€ e depois há outra desvantagem (potencial) que é precisamente o facto de ser um procedimento relativamente novo... será que é seguro? vou pesquisar na net alguma coisa, se alguém já fez ou se for ao dentista ortodontico brevemente por favor perguntem-lhe a opinião sobre a diferença dos dois sistemas, é que eu gostava de ter uma segunda opinião mas vou perguntar a quem? é que também aqui eu disse ao médico que não era por aquele valor que ia deixar de fazer e que queria a opinião dele como profissional da coisa, mas ele não foi claro em dizer, se fosse eu punha este ou aquele... não sei...
quanto à foto não tenho a máquina comigo mas hoje se puder quando chegar a casa faço download e coloco-a, vai ser giro comparar esta foto com o segundo mês do aparelho , novembro de 2008, dado que coloquei a mesma cor e tudo, lilás, que é quanto a mim a mais discreta também neste aspecto é muito nice ser mulher podemos usar as cores que quisermos e inovar sem sermos apelidados de "sensíveis" mas há descanso para os homens, podem sempre variar nos tons de azul!

Monday, March 2, 2009

aqui fica uma dica para quem vai usar aparelho nos dentes e como consequência disso, se não utilizava antes, vai passar a utilizar um colutório, que é como quem diz, elixir :-) no mês passado queixei-me que estava a ficar com os dentes amarelos, o dentista perguntou que colutótio estava a utilizar mas eu não me lembrava do nome, entretanto vi e desta vez já fui preparada para lhe dizer que estava a utilizar o Corsodyl. Ora acontece que este colutório, disse-me o dentista, não pode ser usado tão frequentemente como eu o utilizava porque provoca exactamente que os dentes fiquem amarelos, ora a minha questão é: então porque é que mo receitou!? grrr.... enfim... fica aqui a dica!

NuuNoo espero que a colocação do aparelho corra bem, já agora depois partilha como correu a ti!