Saturday, July 4, 2009

pronto, fui ao dentista terminar a manutenção do aparelho, parece que a cicatrização tanto do dente arrancado como da gengivectomia estão a decorrer dentro do normal. ele colocou um arame novo no maxilar superior com uma espécie de antenas que ainda não sei para o que servem. calculei que os dentes me iam doer um pouco mais do que era normal mas nada me tinha preparado para a dor que senti ontem...
ao fim de sensivelmente uma hora de ter colocado o arames e os elásticos começaram-me a doer os dentes, a dor "normal" da manutenção, com o passar do tempo foi doendo um pouco mais e ontem quando sem querer toquei com um dente frontal do maxilar inferior no dente frontal do maxilar superior, o do lado direito mais próximo de arrancaram o último dente.... a dor foi mais do que intensa, soltei umas asneiras daquelas que não digo todos os dias porque sou uma miúda com alguns pudores e educadinha e fugi para a varanda com a esperança de que a dor que se propagou por todo o lado direito da cara e da cabeça diminuisse com a aragem fresca, não adiantou de nada... a dor lá foi atenuando aos poucos mas só porque o impacto maior já tinha passado. espero que não entendam mal, eu não me mordi e nem tão pouco tentei dar uma dentada mais forte, o toque que dei com um dente no outro foi mais do que normal e suave a dor é que foi exactamente o contrário. ainda estou com dores nos dentes e na cara, já tomei um ben-u-ron e ao almoço vou tomar outro. não imagino as dores que as pessoas que têm os dentes muito mais tortos do que eu têm e por isso aqui fica o meu respeito e solidariedade para com elas. pelo que (finalmente) consigo ver nas fotos e ao espelho acho o meu sorriso mais bonito se conseguir ver para lá do aparelho e portanto tenho a certeza absoluta que vai valer a pena.
deixo-vos com a foto da falta do dente


e do sorriso no mês 7 com aparelho

a próxima consulta é só dia 17 de agosto portanto até lá, se não houver nada interessante para escrever por aqui, boas férias para quem as vai ter entretanto, eu vou estar a trabalhar.


Thursday, July 2, 2009

fui ao dentista na passada segunda-feira não consigo descrever o nível de desolação que atingi ao fim de cerca de 5 minutos de estar sentada na cadeira do dentista. o médico já me tinha dito que eventualmente teria que arrancar um dente para poder rodar os dentes do maxilar superior para a direita, e só arrancava quando um dos dentes atrás desse ficasse na posição correcta, como só coloquei o micro-implante em maio a probabilidade do dente chegar à posição final já este mês era pequena e portanto a previsão seria arrancar o dente em Agosto.
mantive a secreta esperança de não ser necessário arrancar o dente e ganhar o espaço necessário com a deslocação do outro, mas já se está a ver onde esta conversa nos leva não é? contrariamente ao esperado o dente que começou a ser deslocado em maio chegou à posição final e na segunda quando ouvi o médico perguntar-me se tinha ido preparada para arrancar o dente só me faltou levantar da cadeira e fugir. eu sei que isto pode parecer tolo da minha parte mas a verdade é que como andava com problemas muito maiores a percorrerem a mente e a alma a única coisa que queria era fazer a "manutenção dos cromados" que é como quem diz trocar arames e elásticos e marca a consulta do mês seguinte... não aconteceu isso, ele ia arrancar o meu dente (saudável).
para além disto a gengiva na zona do micro-implante decidiu cicatrizar, desta pequena intervenção, crescendo para cima do micro-implante causando uma situação inflamatória!
portanto no fim ficamos com várias intervenções incómodas, mas necessárias. ele fez então uma gengivectomia (creio que é este o nome) e que basicamente se traduz em queimar a gengiva por cima do micro-implante, não senti nada porque estava anestesiada mas via o fumo a sair da minha boca e cheirava a pele queimada que é bastante desconfortável... depois disto arrancou-me o dente e como me custou, custou não porque senti dor física mas na alma, não queria, não queria de todo perder um dente saudável... mas tinha que ser, é o arrancar desse dente que vai permitir deslocar os dentes para a direita e finalmente poder ficar com a linha dos dentes da frente alinhada com o lábio... eu sei que tinha que ser, mas não queria que fosse naquele dia, só isso, queria que fosse no mês seguinte, só que o mês seguinte entre as férias do médico e da clínica ficava demasiado longe e seria muito tempo de inactividade nos meus dentes. pronto, se é para arrancar é avançar e ficar já despachada, assim foi.
activámos o aparelho inferior, ou seja, trocou arame e elásticos, fez a gengivectomia e arrancou-me o dente. na próxima sexta-feira vou activar então o aparelho superior. nessa altura então tiro a fotografia e publico-a aqui.
há aqui uma questão de complexos que é difícil de gerir mas que vou ter que enfrentar (que remédio) e passar à fase seguinte, é que agora quando me rio vê-se a falta de dente e creio que até a falar se nota, eu sei que é por um bem maior que no fim vale a pena e que provavelmente ninguém nota a falta do dente como eu, mas custa-me, o que hei-de fazer? sei que este é mesmo um mal menor e vou ultrapassar de certeza, mas o que senti naquele dia junto com o resto das emoções com que tenho que lidar ultimamente ou talvez por causa do turbilhão de emoções com que tenho que lidar, não facilitam que esta fase aconteça mais rapidamente ou com menos implicações a nível de complexos. dou por mim a fechar o mais possível a boca e a evitar falar com as pessoas e quando tem que ser dizer o menos possível para poder fechar a boca quanto antes...

(obrigada pelo interesse demonstrado)